A-Show: é o maior show de uma empresa de wrestling. No caso da WWE os “A-Shows” são a RAW e a SmackDown!.
A-Team: um grupo de
wrestlers de mais expressão que competem no A-Show. Os wrestlers de
menor expressão são os da B- Team, que por vezes competem na mesma
noite, mas numa hora diferente.
Abortion: a parada de
uma feud ou de um gimmick de surpresa e sem qualquer explicação.
Normalmente isto acontece quando se percebe que os fãs não estão
gostando ou se o trabalho está a ser mal executado.
André shot: uma técnica
de filmagem usada para dar a idéia de que o wrestler é mais alto do que
a realidade. Ficou assim conhecida por André The Giant freqüentemente
se colocar em cima de uma lista telefônica quando era entrevistado para
dar a idéia de ele ser ainda maior.
Agente Road Agent:
empregado da empresa, normalmente antigo wrestler, que ajuda os
wrestlers a se prepararem para os combates e dá dicas e idéias à equipe
criativa (bookers).
Angle: uma história fictícia que é usada para explicar porque é que dois ou mais wrestlers querem combater e “resolver as suas diferenças” no ringue.
Angle: uma história fictícia que é usada para explicar porque é que dois ou mais wrestlers querem combater e “resolver as suas diferenças” no ringue.
B-Show: um show de wrestling com os wrestlers de nível mais baixo da empresa. No caso da WWE, temos o Superstars e o NXT.
B-Team: grupo de wrestlers do B-Show.
Babyface: o wrestler considerado “bom da fita” no wrestling (veja mais em “tweener” e “heel”).
Backyard wrestling: o
ato de executar manobras de wrestling ou fazer combates como hobbie e
não como profissão, normalmente feito por adolescentes sem preparação
nem conhecimentos suficientes para tal, podendo acontecer acidentes
muito facilmente.
Beat down: quando um grupo de wrestlers ataca um wrestler ou mais do que um, mas em menor número.
Billy Gunn’d: refere-se a alguém que não consegue marcar impacto mesmo com os “pushes” que recebe da equipe criativa.
Blade (lâmina): objeto cortante usado para se autocortar (blading).
Blading: ato de se
cortar a si mesmo para sangrar mais facilmente. Normalmente é feito no
decorrer do combate, na cabeça para que seja mais fácil aos wrestlers
sangrarem e darem um ar mais real à situação.
Booker: pessoa encarregada de criar feuds, angles e de marcar os combates. Pertencente à equipe criativa da empresa.
Booking: o que o “booker” faz.
Botch: um movimento que saiu torto ou falhou.
Brand: uma marca (exemplo: RAW).
Bump: quando alguém cai no tapete do ringue.
Bury: o ato de um
booker causar a perda de popularidade de um wrestling, marcando-lhe
combates sem importância ou nem se quer marcando (fazendo-o perder na
maioria das vezes).
Buyrate: número de compras feitas por um PPV. A WrestleMania, maior PPV do wrestling profissional tem cerca de um milhão de compras.
Canned heat: quando as
reações do público (gritos, assobios, etc.) são postos na arena pelo
sistema de som ou quando são adicionados na edição de um show
pré-gravado. Exemplo disso é o programa da SmackDown! Que é gravado na
terça-feira e transmitido só na sexta-feira, dando tempo para que se
possam editar alguns gritos.
Carry: o ato de um wrestler fazer a maioria do trabalho para que um combate seja melhor “digerido” por quem está assistindo.
Catchphrase: uma frase que é repetida nas promos e entrevistas para fazer o público reagir.
Championiship: em
kayfabe, é o reconhecimento dado a um wrestler por ser o melhor no seu
show ou na sua divisão, dado em forma de cinturão. Fora do kayfabe, os
títulos (championiships) são dados aos wrestlers que segundo os bookers
são capazes de gerar interesse dos fãs e aumentar as audiências.
Cheap heat: quando um wrestler (quase sempre um heel) insulta o público fazendo-o reagir negativamente.
Cheap pop: quando um wrestler (quase sempre face) faz o público reagir positivamente, dizendo o nome da cidade por exemplo.
Cheap shot: quando um wrestler aplica um golpe baixo (low-blow) ou usa um objeto para ganhar vantagem sobre o adversário.
Clean finish: quando um combate acaba sem trapaças ou interferência.
Clean house: quando um wrestler elimina todos no ringue, seja em uma Royal Rumble ou quando vai ajudar alguém.
Closet champion: um
wrestler que tendo o título combate sem grandes ajudas e ganha com
interferência, faz trapaças para ganhar, e quando vê que está em apuros
auto-desqualifica-se para manter o título.
Dark Match: um combate
que não é trasmitido, é apenas visto por quem foi assistir ao evento.
Normalmente os Dark Matches são combates de grande qualidade e são uma
forma de recompensar quem foi ver o evento ao vivo.
Dirtsheet: uma revista ou site que caracteriza o wrestling como entretenimento em vez de esporte.
Diva: termo original da WWE. Refere-se a toda a mulher envolvida no wrestling, sendo lutadora ou não.
Double turn: o raro
acontecimento que é um heel e um face trocarem de papéis durante um
combate. Isso ocorrei na WrestleMania 13 com Bret hart e Steve Austin.
Draw: forma de atrair a atenção da audiência.
Drawing Power: ser reconhecido pelos fãs como uma estrela fazendo-os pagar para o ver.
Dud: um combate pobre, desinteressante e chato.
Dusty finish: um fim de
combate dado por um árbitro assistente normalmente em favor do “face”
que é anulado e decidido ao contrário pelo árbitro inicial. Refere-se a
Dusty Rhodes, que como booker na NWA e mais tarde na WCW ditou vários
combates a acabarem desta maneira.
Enforcer: um wrestler que acompanha outro aos combates, atuando como guarda-costas.
Extreme wrestling: um estilo de wrestling baseado em manobras arriscadas e ataques com armas.
Face: diminutivo de “babyface”. Aquele que faz o papel de bom da fita, normalmente aclamado pelos fãs.
False finish: um
momento em que já está tudo à espera que o combate acabe (1,2,3 ou tap
out) e o wrestler safa-se por um triz, levantando os ombros no ultimo
instante ou chegando ás cordas. Normalmente usado para aumentar o
entusiasmo do público ao ver o combate.
Feud: uma “guerra”
envolvendo dois ou mais wrestlers ou stables (equipes), onde ocorrem
combates, promos e angles. Normalmente uma feud demora alguns meses.
Finish: o fim planejado do combate.
Finisher: o movimento
principal e mais conhecido de um wrestler e que supostamente é o mais
poderoso. Usado normalmente para acabar os combates.
Five Star Match: um combate perfeito. Não só o melhor combate do ano como um dos melhores combates da história.
Flair Flop: movimento característico de Ric Flair em que ele dá uns passos e cai de cara no chão.
Flub coverup: quando uma manobra pobremente executada é chamada de “variação” por quem está comentando o combate.
Fluff: um movimento ou um soco que é executado de maneira a parecer que machuca, mas que na verdade o adversário nem sente nada.
Foreign Object: objeto que é ilegal para o combate.
(Four Star) Match: um combate excitante e entusiasmante, podendo ser o melhor combate do ano.
Gaijin: um trabalhador estrangeiro que trabalha numa empresa japonesa de wrestling.
Garbage wrestling:
combates “hardcore” onde os wrestlers usam apenas armas e objetos para
se atacarem, sendo assim combates “mais fortes” dos tradicionais do
wrestling. Exemplos deste tipo de wrestling são a XPW (Xtreme Pro
Wrestling) e a CZW (Combat Zone Wrestling).
Gimmick: o único traço que define a identidade de um wrestler. Pode também se referir ao equipamento do wrestler.
Gimmicked: atingir
alguém com um objeto que foi alterado para se partir facilmente ou
atirá-lo contra esse objeto.(Exemplo: espada de Kendo, mesa, etc.).
Get the tights: agarrar o adversário pelos calções em ordem a conseguir o pin.
Go over: significa que venceu alguém
Goldberg push: quando um wrestler entra numa série de vitórias, “esmagando” os adversários.
Hardcore wrestling:
combates que se focam no uso de armas como cadeiras, mesas, escadas,
correntes, etc. Normalmente ocorrido fora do ringue. Referido por alguns
como “garbage wrestling” (wrestling no seu nível mais baixo).
Heat: a reação do público a um wrestler heel.
Heel: o mau da fita. O Wrestler que está fazendo o papel de “vilão”.
Hot tag: num combate
tag-team quando um wrestler face faz “tag” com o seu parceiro que está
sem experiência, depois de ter estado alguns minutos sendo dominado pelo
se adversário heel.
House Show: um show que não passa na tv.
Indy: diminutivo para
“promoção independente”, referindo-se a um grupo de wrestlings que é
pequeno e não pode competir a nível nacional.
Job: uma derrota planeada.
Jobber: um wretler que tem como função primária e principal perder para wrestlers mais conhecidos.
Jobber to the stars: um
wrestler mediano, que é conhecido e que vence de vez em quando
wrestlers de menor gabarito mas que é normalmente utilizado para perder
com wrestlers de talento superior ou em posição superior no card.
Kayfabe: termo usado
para descrever a ilusão de que o Wrestling Professional não é montado,
que é atletismo autêntico onde os wrestlers competem como se não
estivesse nada combinado.
Kick out: quando um
wrestler se safa de um pin ao levantar as costas ou ombros normalmente
um instante antes do 3.(ex: 1, 2 and he kicks out).
Legit: qualquer coisa
que seja “real”. Por exemplo uma “legit fight” acontece quando dois
wrestlers se envolvem em confrontos for a do kayfabe. Sinônimo de
“shoot”.
Lucha libre: Wrestling
Profissional Mexicano. Usado para descrever o estilo mexicano de
wrestling que consiste essencialmente em manobras acrobáticas aéreas.
Luchador: um wrestler mexicano.
Main eventer: um wrestler que está lutando pelo título mundial, ou um wrestler que participa em main events, estando o título em jogo ou não.
Manager: a pessoa que
acompanha um wrestler ao ringue e que o apresenta nas entrevistas, etc.
Normalmente é uma pessoa que ajuda o wrestler, seu protegido, fazendo
trapaças nos seus combates.
Mark: um fã que acredita que tudo o que se passa no wrestling professional é real.
Mic skills: a arte de bem falar ao microfone.
Midcarder: um midcarder é um wrestler que luta em combates a meio da tabela.
Monster heel: um “vilão”, um “bad guy” que é tido como “imparável” e que normalmente é colocado numa feud com o top babyface da promoção.
MotYC: significa “Match of the Year Candidate” (“Candidato a combate do ano”).
Mouthpiece: um manager que faz as promos para o seu wrestling com poucas ou nenhumas “mic skills”.
Muta scale: uma escala
que mede a quantidade de sangue perdido num combate. Varia entre 0,0 e
1,0. Em 0,0 não perdeu nenhum sangue e em 1,0 corresponde à quantidade
de sangue perdida pelo “The Great Muta” em 1992 num combate contra
Hiroshi Has, no qual Muta teve a maior perda de sangue de um wrestler
num combate até hoje.
Nash ou Pulling a Nash:
quando um wrestler se lesiona gravemente ao fazer algo normal e simples
como andar. Termo utilizado depois de Kevin Nash se ter lesionado nos
seus quadríceps quando se dirigia para o turn buckle. Outros wrestler
que tiveram um “Nash” foram Triple H (quando se lesionou gravemente
quando ia impedir um cover – aparece nos spots de “don´t ty this at
home”) e Vince McMahon (na Royal Rumble de 2005 quando ia a entrar no
ringue).
No-sell: ficar sem reação depois de uma ofensiva do adversário.
Number One Contender: o primeiro wrestler a combater/desafiar o atual campeão de um título.
Opposition promotion:
uma promoção estabelece-se numa determinada área onde já existe uma
promoção, com o objetivo de tirar a promoção que alí se encontra.
“Promoções opositoras” normalmente usam tácticas que destroem o
“kayfabe” com a intenção de desacreditar a outra promoção. Este tipo de
promoções ou promoções que usaram este tipo de táctica normalmente não
se saíram bem e a prática morreu desde que se instaurou o “sistema
territorial”, contudo estas tácticas têm sido usadas ao longo dos tempos
como é exemplo a WCW e a H2Pro Wrestling.
Over: alguém popular, aceite pelos fãs.
Over-book: quando o final de um combate envolve a interferência de muitos mais wrestlers do que os que estavam no combate atual.
Over-sell: reagir demasiado ante a ofensiva de outro wrestler.
Plant: um wrestler que
fica no público como um fã normal e a quem um wrestler sai do ringue e
lhe bate para criar um “heat” e dar a idéia de que ele é tão “heel” que
até em fãs bate. Exemplo: Edge no TTesday 2004 parou um ataque para
discutir com um fã. Mas com tudo, por vezes, um wrestler pode mesmo
atacar um fã sem estar nada combinado. É o exemplo de Scott Steiner na
WCW que atacou um fã porque estava sendo insultado.
Pop: uma reação repentina do público, geralmente a um wrestler Face.
Promo: uma entrevista
promocional. Normalmente inclui uma entrevista dentro do ringue ou então
(se for televisionado) um encontro entre dois wrestler no “backstage”
para desenvolver uma storyline ou feud.
Promotion: um grupo que organiza eventos de wrestling profissional.
Psychology: a
psicologia de um combate é em poucas palavras a idéia do combate. Pode
ser simples, como por exemplo, quando um wrestler ataca uma parte do
corpo consecutivamente, principalmente se estiver lesionada, ou fazer
uma série de movimentos que fazem senso por seguirem uma táctica
especial de enfraquecimento do adversário. Pode ser mais complexo, como
quando um wrestler tenta “tirar do sério” o adversário de modo a
dificultar a sua concentração. A “psicologia de combate”, se for bem
usada pode tornar um combate razoável num bom combate.
Push: quando um
wrestler ganha popularidade por uma série de vitórias programadas pelos
“bookers” e tem maior exposição. Por exemplo, um “push” acontece quando
um wrestler consegue vencer outros de qualidade superior, pois a equipe
criativa da promoção pretende que este wrestler tenha maior notoriedade.
Repackage: alterar
completamente um gimmick de um wrestler, não ficando por uma troca
heel/face. Normalmente os wrestlers são tirados da TV durante uns tempos
antes de serem “repackaged”.
Rudo: um wrestler mexicano “heel”.
Run-in: quando wrestlers que não estão participando de tal combate, interferem no combate.
Save: quando um ou mais
wrestlers entram no ringue para ajudar um outro wrestler. Normalmente
acontece quando um ou mais “heels” estão batendo num “face” ou quando um
heel está prestes a perder o título e vem alguém que o ajuda, que o
salva.
Screwjob: um combate com um final insatisfatório ou controverso, normalmente envolvendo trapaças por parte de pessoas fora do ringue.
Sell: reagir aos
ataques do oponente de maneira a dar a idéia de que os movimentos e
manobras que estão sendo utilizadas com bastante força, sugerindo a dor
de quem está sofrendo a manobra.
Shoot: um acontecimento não planejado num evento de wrestling, logo “real”.
Slobberknocker: termo usado pelo famoso Jim Ross para descrever uma rixa selvagem entre dois wrestlers.
Smark: Um fã que
conhece e acompanha a rotina das federações de wrestling mesmo sabendo
que as lutas são combinadas. Geralmente são mal vistos por acharem que
sabem muito mais do que realmente sabem de Wrestling
Sports Entertainment:
um termo utilizado pela WWE para diferenciar o seu produto do Wrestling
Professional tradicional em ordem para receber mais atenção e audiências
por parte de uma maior falange de pessoas que podem ver wrestling
misturado com storylines e com diversos elementos culturais.
Spot: um movimento planeado.
Spotfest: grande
quantidade de movimentos de alto impacto ou mesmo finishers. Normalmente
acontece quando estão no ringue vários wrestlers
Spot monkey: um wrestler que é capaz de fazer spots incríveis e pouco mais do que isso.
Squash: um combate que só tem um wrestler que ataca e que acaba rapidamente.
Stable: um grupo de wrestlers ligados. (Ex: Evolution, D-X Generation, etc.)
Stiff: quando um wrestler executa um golpe ou uma manobra com muita força, casual ou propositadamente.
Strap: ourtro termo para designar o cinturão/título de uma promoção.
Superstar: um wrestler
da WWE. Quando a WWF decidiu apresentar-se como parte de Sports
Entertainment, decidiu também que seria melhor chamar superstars em vez
de wrestlers.
Tag team: um par de
wrestlers que trabalham em equipe num combate de tag-team (um combate
onde duas ou mais equipes de wrestlers se enfrentam).
Tap out: bater com a mão repetidamente no chão, desistindo, para que o adversário interrompa o golpe de submissão e o combate acabe.
Técnico: um wrestler Mexicano “face”.
Titantron: o incra que
está em cima da arena e que serve tanto para mostrar os vídeos de
entrada dos wrestlers como para mostrar promos e outros segmentos eu se
passem no backstage.
Trademark: uma marca. O
dono de uma marca tem o direito de a ver protegida de qualquer tipo de
cópia ou uso ilegal da sua marca. Nos últimos ano, a questão das marcas
tem sido bastante debatida no mundo do pro-wrestling. Se uma companhia
tentar fazer de um personagem, de uma frase, etc. e conseguir, o que foi
patenteado por essa companhia não pode ser usada por terceiros sem
autorização.
Transitional champion:
um campeão que não segurou o título por muito tempo, sendo apenas uma
forma de o título passar de um wrestler para outro de forma indireta.
Turn: quando um wrestler desenvolve uma nova “gimmick”, normalmente passando de “face” para “heel” ou vice-versa.
Tweener: um wrestler
ambíguo. Não é face e nem é heel. Ou melhor, é os dois. Normalmente
refere-se a wrestlers que usam tácticas de trapaças nos seus combates e
mesmo são queridos pelo público. Por exemplo, Eddie Guerrero.
Undercard: combates que acontecem antes do main-event.
Underdog: um wrestler que vai para um combate aparentando não ter qualquer hipótese de vencer.
Unification: o ato de juntar dois campeonatos (dois títulos) num só.
Valet: uma perfomer feminina que tem como função acompanhar um wrestler ao ringue e introduzir o próprio nas entrevistas.
Vignette: um segmento
de vídeo gravado e passado nos shows sobre um wrestler que está prestes a
estrear-se. Tem o objetivo de dar conhecimento melhor o novo wrestler e
a sua gimmick. (Ex: antes do Boogeyman aparecer, passaram videos de
promoção sobre o wrestler para criar a expectativa).
Work: um evento ou situação planejada.
Worker: um wrestler.
Worked shoot: um
segmento planejado num show que utiliza elementos da realidade para dar a
idéia de que o que se está a passando não foi planejado.
Workrate: o nível de talento de um wrestler. Ou, quando usado por críticos, a análise da ação no combate.
Wrasslin’: o termo “wrestling” com pronuncia do sul dos Estados Unidos.
X-Pac heat: quando um
wrestler recebe uma reação negativa, não porque o seu personagem seja
“heel”, mas porque os fãs simplesmente não gostam dele.
X sign: um gesto feito
pelo árbitro (cruzando os braços no ar que indica que existe uma lesão e
que é necessária ajuda médica. Contudo, e em mais do que uma ocasião, o
sinal “X” foi usado num contexto kayfabe, sendo que não havia lesão
alguma.
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